Este curso já terminou.

A estamparia constitui um vasto campo de conhecimento, com longa história e que associa saberes relativos a três grandes vertentes: substratos (tecidos, bases), tintas e matrizes.
A infinidade de materiais, têxteis ou não, disponíveis no mercado com suas mais variadas origens, pesos, texturas, caimentos, frutos de inúmeras diferentes tecnologias, por um lado; os diferentes sistemas de coloração, tintas e corantes entre outros elementos que impressionam os substratos, por outro; e para completar, as matrizes, com toda a vasta gama de conhecimentos que envolve separação de cores, rapports, ritmos, incluindo métodos e equipamentos.
Tudo isso junto impacta de maneira determinante  as ações de pesquisar, criar, desenhar, separar, combinar, gravar, tornando esse universo cada vez mais repleto de caminhos a serem descobertos e que determinam sucessos e insucessos de empreendimentos.
O mercado carece de profissionais que conheçam e saibam fazer e acompanhar o processo de construção de uma estampa ou coleção de estampas do início ao final, aproveitando todas as possibilidades técnicas e estéticas do sistema produtivo.
Precisamos de profissionais envolvidos com seus fazeres, dispostos a estudar linguagens e a criar o novo, a fazer experimentos, testar materiais, conhecer acabamentos, que conjuguem criação com conhecimento técnico em favor de estéticas e sucessos.


Proposta

• Compreender sistema de pesquisa de imagens para aplicação em estamparia.
• Interpretar imagens analisadas e coletadas e suas possibilidades de tradução em imagens estampáveis.
• Conjugar conhecimentos matemáticos, técnicos e humanos para construir uma estampa.
• Desenhar e compreender o processo de construção de estampas considerando sua relação com processos específicos e com o panorama de mercado.
• Entender as singularidades de diferentes processos tais quais: desenhar, separar cores, gravar cilindros, escolher tintas, eleger tecidos, utilizar sistemas manuais e computadorizados, entre outras.
• Entender necessidades específicas do nosso momento, relacionando diferentes sistemas de estamparia.
• Relacionar os universos dos substratos, das tintas e das matrizes, considerando ainda o momento histórico que elimina a matriz como meio produtivo.• Validar, com senso crítico, técnico e estético as próprias produções, sugerindo correções e melhorias.


Objetivo

Desenvolver estampas de alta qualidade.
Compreender o complexo processo em que está inserido, valorizando a capacidade de compreender o entorno, pensar, analisar e decidir - afinal, a renovação está na compreensão das condições dos cenários e das possibilidades.


Módulos

1 - Estamparia – um panorama 
Professor: Edgar Treis Azevedo
Carga horária: 13 horas 
Objetivo: Fornecer um panorama, possibilitando a contextualização do vasto campo de conhecimento que constitui a estamparia, relacionando a parte técnica, o mercado específico e o mercado amplo em que ela se insere. 
Conteúdo: Relação entre: tintas, substratos e matrizes, Sistema digital. Viés econômico. Renovações técnicas. Fornecedores e suprimentos. Etapas macro dos processos.

2 - Pesquisa - iniciando o processo 
Professor: Celaine Refosco 
Carga horária: 13 horas 
Objetivo: Coletar e gerar imagens para a posterior realização de estampas. Identificar temas, formas, cores, figuras, texturas. Atentar para o desenvolvimento de linguagens. Desenvolver linguagens.
Conteúdo: Coleta de imagens base para a realização de estampas. Geração de imagens. Combinação de técnicas de geração de imagens. Qualidades gráficas e formatos físicos e digitais.
Realização: Pesquisa, coleta e captura de imagens.
Participação especial: 
Graci Carvalho

3 – Desenho - conversão de ideias e imagens
Professor: Juan Victor Morales Inostroza
Carga horária: 13 horas
Objetivo: Utilizar as imagens geradas e coletadas convertendo-as em desenhos. Ritmo e Rapport. Desenvolvimento de arquivos digitais. Finalização e sistemas de entregas.
Conteúdo: Linguagem e aplicação. Ritmo. Rapport. Diferença entre desenho manual e desenho em meio digital.
Realização: Desenhar a partir da pesquisa realizada e das imagens coletadas e capturadas. Os trabalhos serão finalizados na qualidade HD e com provas digitais que serão comparadas no final do curso com o trabalho finalizado na estamparia rotativa.
Participação especial: 
João Batista Rodrigues
Daniele Zenni
Fernando Alex

4 e 5 - Separação de Cores 
Professor: Eduardo José Wosniak
Visita técnica - ImageCor  
Carga horária: 26 horas 
Objetivo: Compreender e realizar o processo de separação de cores para estamparia rotativa.
Conteúdo: Métodos de Separação. Equipamentos. Mercado
Realização: Separar as cores do Desenho de Estampa realizado. Demonstração da forma de separação HD e preparação das provas digitais e as variantes de cores.
Materiais: Computador individual, com os programas photoshop e ilustrator instalados.

6 – Gravação 
Professor: Edgar Treis Azevedo Filho.
Visita técnicas: ImageCor
Carga horária: 13 horas 
Objetivo: Compreender os sistemas de gravação de cilindros relacionando a técnica com as intenções estéticas pretendidas. Observar a relação entre gravação, resultado e ponto de partida.  
Conteúdo: Gravação e análise de provas. Seleção de Mesh. Relação de sistemas de gravação.

7 – Substratos
Professora: Juliana Santos Nardelli 
Carga horária: 13 horas 
Objetivo: Conhecer os substratos têxteis, suas técnicas construtivas, matérias primas bases e aplicações em estamparia.
Conteúdo: Matérias primas e características físico químicas. Processos de construção têxtil. Impacto da estamparia sobre a matéria têxtil. Comportamento dos tecidos. Malha e tecido plano
Realização: Identificar substratos e relacioná-los com técnicas adequadas

8 – Tintas
Professor: Herculano Ferreira 
Carga horária: 13 horas 
Objetivo: Compreender a atuação das diferentes tintas e sua relação com os substratos. Tintas e plasticidade. Outros materiais que impressionam.
Conteúdo: Tintas. Corantes. Acabamentos. Texturas e toques resultantes. Controles químicos. 

9 – Estamparia 
Professor: Herculano Ferreira
Visita técnica: Estamparia Cores e Tons
Carga horária: 13 horas 
Objetivo: Compreender o sistema de estampagem com sua complexidade característica como momento culminante do longo processo que é a estamparia.
Conteúdo: Relação equipamentos tintas e substratos.
Realização: Observar estampa dos desenhos realizados 

10 – Finalização 
Professor: Herculano Ferreira
Carga horária: 13 horas 
Objetivo: Observar, analisar e avaliar os resultados obtidos. Relacionar a realização com o mercado. Provas e avaliação de possibilidades. Variantes de cor e cores únicas. Comunicação de resultados. Imagem e coleção de imagens.
Conteúdo: Análises prévias e analises posteriores. Instrumentos de verificação e métricas de qualidade. Mesa de cor e mesa de produção. Sistemas de coloração.


Cronograma

As aulas acontecerão uma vez por mês (duração de 10 meses).
O cronograma completo que será encaminhado aos inscritos.


Professores

Celaine Refosco 
Edgar Treis Azevedo 
Edgar Treis Azevedo Filho 
Eduardo José Wosniak
Herculano Ferreira 
Juliana Santos Nardelli 
Juan Victor Morales Inostroza


Parceiros

Data

início - 11 e 12 de março Sexta-feira e Sábado

Horário

Sextas - 18h30 às 22h30 Sábados 08h30 às 18h30

Carga Horária

130 horas

Vagas Restantes

11

Local

Instituto Orbitato Rua XV de Novembro, 426 - Pomerode/SC Veja a localização no Google Maps

Celaine Refosco

Celaine Refosco Diretora Criativa do Instituto Orbitato. Artista plástica pela Escola de Belas Artes do Paraná – EMBAP, mestre em educação pela Universidade de La Habana/Cuba. Especialista em Design para Habitação pelo CDI, Uruguai/Itália e Diretora de Criação em Moda pela FAAP e MASP/ABIT. Trabalhou com desenho de estampas em importantes indústrias brasileiras, ilustrou a Revista Trip e implantou o curso de Graduação em Moda da Unerj, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, que coordenou de 2003 a 2006. Transita entre a arte e o design têxtil. Tomou a liderança em várias oportunidades em favor da ampliação do conhecimento e da capacidade criadora relacionada a design têxtil, moda e arte. Vislumbrou a lacuna educacional e cultural que permitiu a criação do Instituto Orbitato no cenário industrial catarinense.

Juan Victor Morales Inostroza

Juan Victor Morales Inostroza Formado em Desenhista Têxtil pela Universidade de Chile – Faculdade de Arquitetura e Desenho (Santiago - Chile). Técnico comercial no Grupo SRS Brasil. Tem em seu currículo passagem em empresas como responsável pelo controle de qualidade dos fornecedores de gravação, a exemplo da Tinturaria e Estamparia Favo. Representante e vendedor técnico na Digra e Westex. Gerente da área de Fotoestampa na Santa Constancia Tecelagem e Tinturaria Estamparia Salete (Grupo Rosset). Assessor e consultor em pólos têxteis de Americana, São Paulo, Sergipe, Aracaju e Alagoas. Proprietário e responsável pela área comercial de agosto/89 a maio 98 da S’quadra Fotoestampa. Professor de desenho têxtil e desenvolvimento de técnicas de estamparia e gravação de março/74 a março/79 na Universidad De Chile – Sede Ñuble.

Herculano Ferreira

Herculano Ferreira Artista plástico, com formação na Fundação Escola Guignard de Belo Horizonte, hoje Universidade do Estado de Minas Gerais. Professor de Serigrafia, Criatividade e Materiais Expressivos por 12 anos e Diretor da Escola Guignard por 9 anos. Herculano Ferreira escreveu o livro “Materiais Populares na Educação Artística” onde são registrados os conhecimentos tradicionais e populares de preparação e uso de materiais naturais de tingimento, desenho e pintura, preparação de fornos de cerâmica, telas, pincéis e papel artesanal. Diretor Técnico da ArtZone – Arte & Tecnologia, empresa dedicada a consultoria e coaching de Grupos criativos de Moda, Comercial, Estilo, Marketing 3.0 e em desenvolvimento de tecnologias e produção de impressão analógica e digital aplicada a papel, tecidos de moda e revestimentos para piso e parede. ArtZone mantém foco especial na interface Lojista / Comprador. ArtZone trabalha com tecnologias de impressão digital desde a década de 1980 e representa na América Latina a empresa inglesa Diamond Dispersions, ligada à Universidade de Cambridge. Os clientes da ArtZone são de longo prazo e se distribuem nas áreas de arte e design, moda, calçados e mercado de artigos de valor.

Juliana Santos Nardelli

Juliana Santos Nardelli Formou-se em Tecnologia em Moda e Estilo na primeira turma da UCS- Universidade de Caxias do Sul. Cursou Especialização em Moda- Latu Sensu na UNERJ- SC. Na Itália, especializou-se no renomado Instituto de Arte de Firenze Lorenzo di Medicci. Trabalhou na área de estilo das seguintes empresas: Pettenati, Maju do Grupo Marisol, Menegotti do grupo AMC Têxtil ( Colcci, Fórum, Triton e outras). Como docente, lecionou na FURB- Blumenau, SENAC e SENAI Blumenau, PUC Jaraguá do Sul. Estilista, gerente de produtos, pesquisadora de moda no Brasil e exterior, palestrante de tendências, consultora, e mais recentemente empresária de moda. Proprietária dA Maravilhosa Fábrica de Felicidade, ateliê infantil.