Objetivo

Por em prática a criatividade. Pesquisar e construir linguagem visual. Identificar temas de interesse pessoal. Observar possibilidades de aplicação das linguagens identificadas. 


Público

Pessoas que querem ampliar sua capacidade de percepção, observação e análise. Iniciar processo de estímulo criativo e organização de ideias, que impacte em sua vida pessoal e profissional. Desenvolver e experimentar a linguagem pessoal.


Metodologia

Trata-se de uma prática guiada de exercícios criativos, pautados na percepção individual e na observação do entorno, situada em nosso momento e referenciada em perspectivas históricas. O reconhecimento da individualidade permitirá o desenvolvimento de produtos e serviços, com características próprias, bem como o colocar-se a serviço de briefings criativos com muito mais assertividade.


Conteúdo Programático

- Contextualização: Entender onde estamos é fundamental para traçar o percurso a ser seguido. Observação do entorno e suas demandas. Observação dos talentos e intenções individuais. Como acontece e se desenvolve o potencial criador de artistas e criadores que admiramos? 
- Representação e Apresentação: Exercícios de Desenho de Observação permitem a compreensão dos elementos plásticos. Observação do que nos caracteriza. 
- Composição: As regras gerais da visualidade e a construção da linguagem individual através das mesmas. Ponto/linha, plano/ritmo, profundidade, claro/escuro e por aí vai! 
- Saindo do papel: Como traduzir em volume a experiência construída durante os encontros anteriores? Que materiais permitem a sua construção? Que dimensões assume seu processo? 
- Aplicações: Concretizando! Uma vez encontrada uma linguagem e definida uma intenção, como prosseguir? E porque? 
- Tema: Falar de quê? O tema é central para qualquer trabalho. Linguagem e comunicação.


Materiais

O curso oferece os materiais iniciais: tintas, papéis e afins. Também providencia tecidos, estampas, e ferramentas/equipamentos para costuras, se necessário.

Exibir valor do curso

Data

19 de Agosto a 02 de Dezembro Um sábado por mês

Horário

09h às 18h

Carga Horária

40 horas

Vagas Restantes

14

Local

Instituto Orbitato Rua XV de Novembro, 426, Pomerode/sc Veja a localização no Google Maps

Celaine Refosco

Celaine Refosco Diretora Criativa do Instituto Orbitato. Artista plástica pela Escola de Belas Artes do Paraná – EMBAP, mestre em educação pela Universidade de La Habana/Cuba. Especialista em Design para Habitação pelo CDI, Uruguai/Itália e Diretora de Criação em Moda pela FAAP e MASP/ABIT. Trabalhou com desenho de estampas em importantes indústrias brasileiras, ilustrou a Revista Trip e implantou o curso de Graduação em Moda da Unerj, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, que coordenou de 2003 a 2006. Transita entre a arte e o design têxtil. Tomou a liderança em várias oportunidades em favor da ampliação do conhecimento e da capacidade criadora relacionada a design têxtil, moda e arte. Vislumbrou a lacuna educacional e cultural que permitiu a criação do Instituto Orbitato no cenário industrial catarinense.