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Objetivos

Há negócios baseados em produtos, cujo sucesso depende quase que exclusivamente de decisões no campo comercial administrativo, como uma fábrica de cimento por exemplo.

Outros, em que o produto terá sucesso na medida de sua eficiência, o que, combinado com administração e comércio atentos, garante o resultado, como uma fábrica de parafusos.

Há outros, cuja natureza do produto envolve, além das questões comerciais, administrativas e produtivas, questões estéticas com todas as implicações tênues em que este vasto campo humano nos coloca.

Sempre que os produtos tem esta natureza, as questões produtivas se complicam profundamente para além da funcionalidade e da capacidade de operação, pois a produção deve justamente, dar expressão aos aspectos subjetivos que a estética impõe: renovação constante de produto e comunicação, sazonalidade, sujeição às tendências, às imagens e referencias externas, flutuações impostas pelos meios de comunicação por exemplo, entre inúmeras outras.

Administrar um negócio cuja natureza se fundamenta na capacidade criativa e na estética, implica em administrar também, valores intangíveis.  É um campo que coloca lado a lado a objetividade que qualquer negócio exige, e a subjetividade do desejo humano.

Não é possível administrar bem, o que não se compreende bem. Em geral empresários, gestores, gerentes de produto, vem de áreas administrativas,  contábeis, e afins, não tendo e muitas vezes não crendo, nos vieses subjetivos característicos do negócio.

Este curso se propõe a trazer luz a estas questões, possibilitando tomada de decisão e posicionamento aos profissionais muitas vezes solitários, que gerenciam negócios desta natureza.


Público

Empresários, gestores, gerentes de produto de empresas do ramo têxtil/design. Administradores, profissionais de marketing ou mesmo estilistas e engenheiros envolvidos em tomadas de decisões. Ou ainda, interessados em se preparar para a função de gerência, coordenadores, docentes e estudantes de áreas correlatas.


Conteúdo Programático

· Um panorama do mercado no momento, sob o olhar do estilista e da educadora, serve de ponto de partida para o workshop que é conduzido através de exposições orais e diálogos;
· Olhar para fora, da observação do mercado, do mundo e das tendências até o sistema implantado no país que usa a cópia como estratégia;
· Na contramão da história – Geração de marcas coleções e produtos pautados em identidade própria;
· Seleção e coordenação de cartela de cores;
· Forma e descritivo conceitual a partir de tema proposto;
· Coordenação e análise das macro tendências de forma difusa;
· Coordenação e exercício de memória gráfica.


Materiais

Materiais para tomada de notas;
Portfólio de produtos e materiais de comunicação - opcional.


Insçrição

Além de realizar a inscrição pelo site, ela pode ser feito na Bicicletaria Cultural no e-mail bicicletariacultural@gmail.com ou pelo telefone (41) 31530022. 

Parceiros

Data

13 e 14 de Novembro Sexta-feira e Sábado

Horário

09h às 12h - 13h às 18h

Carga Horária

16 horas

Vagas Restantes

11

Local

Bicicletaria Cultural Rua Presidente Faria, 226 Centro - 290 Curitiba – Paraná – Brasil Veja a localização no Google Maps

Celaine Refosco

Celaine Refosco Diretora Criativa do Instituto Orbitato. Artista plástica pela Escola de Belas Artes do Paraná – EMBAP, mestre em educação pela Universidade de La Habana/Cuba. Especialista em Design para Habitação pelo CDI, Uruguai/Itália e Diretora de Criação em Moda pela FAAP e MASP/ABIT. Trabalhou com desenho de estampas em importantes indústrias brasileiras, ilustrou a Revista Trip e implantou o curso de Graduação em Moda da Unerj, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, que coordenou de 2003 a 2006. Transita entre a arte e o design têxtil. Tomou a liderança em várias oportunidades em favor da ampliação do conhecimento e da capacidade criadora relacionada a design têxtil, moda e arte. Vislumbrou a lacuna educacional e cultural que permitiu a criação do Instituto Orbitato no cenário industrial catarinense.

Ronaldo Fraga

Ronaldo Fraga O mineiro Ronaldo Fraga é um dos mais inventivos estilistas de moda brasileiros, reconhecido por estabelecer dialogo entre diferentes frentes da cultura contemporânea com ênfase na memória gráfica do desenho manual. Formado pelo curso de estilismo da UFMG, com pós graduação pela Parsons School of Design de NY, além da marca própria desenvolve projetos de geração de renda e apropriação cultural em diferentes regiões do Brasil.